No dia 31 de janeiro foi inaugurada a nova casa do Jabuti, a creche cujo prédio foi doado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Na ocasião o presidente da ONG, Valter Eitler, discursou sobre como o Centro Educacional Jabuti pensa a educação. Aqui temos um trecho do discurso:
...... Gostaria de citar um escrito de Ítalo Calvino, (em “As Cidades Invisíveis”), que cita um diálogo entre Marco Pólo (viajante veneziano) e o Imperador Kublai Khan, (império Mongol e parte da China), quando Marco descreve uma ponte a ser construída, pedra a pedra, para Khan, e este pergunta:
«Mas qual é a pedra que sustém a ponte?
A ponte não é sustentada por esta ou por aquela pedra — responde Marco — mas sim pela linha do arco que elas formam.
Kublai Khan permanece silencioso, refletindo. Depois acrescenta:
— Porque então me falas das pedras? É só o arco que me importa.
Polo responde:
— Sem pedras não há arco.»
Gosto deste breve diálogo, para me lembrar sempre que somos apenas uma pedra nesta ponte chamada educação, que estamos a construir, que serve para que nossas crianças possam atravessá-la e chegar ao jardim que denominamos escola e onde elas podem ser despertas para o seu próprio saber.
Ou seja, todos nós, como comunidade que somos, temos cada um, dos dirigentes ao mais simples e humilde cidadão, nosso papel na construção que nos leva a poder estar aqui reunidos em volta de mais um espaço que estaremos transformando em local de aprendizagem. E todos nós somos, em última análise, educadores, pois desde nosso papel em casa, como pais, irmãos, tios, avôs já participamos no conjunto que molda as futuras crenças que formam cada ser em crescimento, seja ele uma criança ou um adulto.
Lembro disso pois cá estamos verificando o resultado do esforço conjunto de uma comunidade que elegeu a educação como objetivo principal, pois que, nós do Jabuti, quando há pouco mais de seis anos atrás nos instalamos com a missão de ser mais uma Instituição voltada para a educação, o fizemos por acreditar que para tornar nosso país um lugar melhor, temos que ter um cidadão com bases sócio-culturais fortes, o que implica em uma sociedade com uma educação bem cuidada.......
Nenhum comentário:
Postar um comentário