O Centro Educacional Jabuti (CEJA) é a concretização do sonho de um grupo de pessoas que vêm atuando há vários anos junto a instituições que se dedicam ao bem-estar de menores (creches, abrigos, centros de apoio social, psicológico e psicopedagógico) e que sentiram a necessidade de fundar uma nova instituição, com cunho educacional, que pudesse se juntar as já existentes na região de Mogi das Cruzes, somando esforços no sentido de proporcionar o acesso ao conhecimento e à cultura para o maior número de crianças possível.
O grupo fundador optou pela área da educação, por acreditar que esta é a base para as mudanças necessárias na formação de um ser humano, que possam levá-lo às transformações sociais que tanto almejamos nos dias de hoje.
O Jabuti atua predominantemente em regime de “jornada ampliada”, oferecendo oficinas diversas às crianças e adolescentes nos horários complementares aos da escola, apoio psicopedagógico e suporte às famílias dos assistidos. Possui também uma creche comunitária que possibilita a educação de crianças em idade pré-escolar enquanto suas mães trabalham.
Jabuti, segundo o Irmão José Gregório (”Contribuição Indígena ao Brasil“) é uma palavra indígena, originalmente ”yabuti“, tendo por significado ”o que tem fôlego, o que não tem pressa, o que persevera“, e para os nossos índios era quem reunia as duas virtudes que estes julgavam essenciais em si próprios, quais sejam, a astúcia e a paciência. Em outras culturas simboliza, além das qualidades acima, a longevidade, a sabedoria, o vencer obstáculos aparentemente impossíveis e a sorte. É por todos estes atributos que o escolhemos como símbolo da nossa ONG, que esperamos longeva, paciente e perseverante em seus objetivos e cercada de muita generosidade em seu lento andar. Lento, porque é preciso um tempo largo para ouvir, ser ouvido e ouvir a si próprio, condições fundamentais para qualquer um que se proponha a ser um educador consciente que busque "despertar" o outro.
O Jabuti foi fundado em assembléia havida em 4 de junho de 2006, e tem seu estatuto, desde então, registrado no 1º Tabelião de Notas da Comarca de Mogi das Cruzes.
O objetivo estatutário: “O Jabuti tem por objetivo a promoção humana e social da criança e do adolescente bem como da família, desenvolvendo trabalho assistencial, pedagógico e cultural, de forma a buscar o desenvolvimento integral do educando, como sujeito crítico, construtor de seu próprio conhecimento e transformador de sua realidade e da sociedade.”